Destaque Educação
Publicado em 03/03/2017 às 9:43 - Autor:

Primeira escola integral de Dourados ainda tem 200 vagas

58b95ceef2bbb12bdb9a8665edd1e50c44f8f5b4f6a2c_unnamed-5-

Em funcionamento desde o último dia 20, a Escola Integral Rita Angelina Barbosa está com 200 vagas em aberto. São 150 destinadas para o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio e 50 vagas para o 8º e 9º ano do ensino fundamental.
Para fazer a matrícula, os interessados devem acessar o site http://www.matriculadigital.ms.gov.br e realizar a pré matricula. Para a realizar a transferência, o aluno deve pedir o cancelamento da matrícula na escola, entrar no site, realizar a pré inscrição e a transferência. Ao todo a Rita Angelina já conta com 180 alunos.

Na escola de tempo integral as aulas começam às 7h30 e vão até às 17h. Nesse período os alunos recebem lanches e almoço. A diretora da escola Rita Angelina, Selma das Graças Lima, explica que serão mantidas as disciplinas do currículo regular e entrarão novas matérias a serem definidas após o início das aulas, juntamente com os estudantes. Não há sala fixa, o aluno é quem muda de sala de aula. Serão criadas salas temáticas para as disciplinas.

“O ensino integral é uma novidade em Dourados e por se tratar de uma escola nova, num bairro novo, a procura não foi grande”, disse recentemente a secretária de estado de educação, Maria Cecília Amêndola da Mota. Essa é a única escola estadual em Dourados com o modelo de ensino integral. No Estado, há outras 11, sendo oito em Campo Grande. Com a proposta de combater à evasão e repetência, a Secretaria Estadual está investindo gradativamente no ensino integral, possibilitando que a cada ano mais escolas possam aderir ao modelo.

Há uma semana a escola Rita Angelina e as demais de tempo integral, em Campo Grande, Corumbá, Maracaju e Naviraí, receberam membros do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Recife (PE), pioneiro em ensino integral no país e considerado uma referência, conforme noticiou O PROGRESSO. A ação fez parte da acolhida e apresentação do programa “Escola da Autoria”, desenvolvido nas unidades com foco no protagonismo juvenil. Nos últimos dez anos, Pernambuco reduziu os índices de evasão escolar e hoje é o líder do ranking nacional, com apenas 3,5% de desistências, contra 26% em MS.

Serviço
A Escola Estadual Rita Angelina fica na rua Projetada, s/n, na Vila Roma. Telefone: (67) 3426-3098.

Por: Valéria Araújo – Douradosagora
fotos: Eliel Oliveira

Comentários