Mundo
Publicado em 03/08/2017 às 10:12 - Autor:

Donald Trump culpa Congresso por piora nas relações com a Rússia

melaniatrumpgettyimages

O presidente Donald Trump afirmou nesta quinta-feira que as relações entre Washington e Moscou estão em um nível baixo, mas perigoso por causa da lei de sanções aprovada pelo Congresso americano.
“Nossa relação com a Rússia está em um nível histórico baixo muito perigoso”, tuitou o presidente.
“Podemos agradecer ao Congresso, as mesmas pessoas que sequer são capazes de nos dar Saúde!”, acrescentou, em referência à recente derrota no Senado de seus planos de reforma do sistema de saúde Obamacare.

As sanções contra a Rússia foram assinadas nesta quarta-feira (2) por Trump, após serem votadas de forma quase unânime pelas duas câmaras do Congresso dos Estados Unidos na semana passada.
A legislação tem o objetivo de punir Moscou por interferir nas eleições presidenciais de 2016 – a suposta interferência é investigada nos EUA – e por sua agressão militar na Ucrânia e na Síria, onde o Kremilin apoia o presidente Bashar al-Assad.

O projeto também sanciona cidadãos russos envolvidos em violações aos direitos humanos, responsáveis por ataques hackers e indivíduos que tenham fornecido armas ao governo da Síria.
O projeto é a maior proposta de política externa aprovada pelo Congresso dos EUA sob o governo Trump, que tem enfrentado dificuldade para avançar em sua agenda doméstica, apesar de os republicanos controlarem tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado.

G1

Comentários